Diagnósticos do Plano de Mobilidade serão apresentados em Audiência Pública

Na próxima segunda-feira (25), às 19h, haverá Audiência Pública para apresentação do diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Balneário Camboriú. O encontro será na Câmara de Vereadores e toda a população é convidada a participar. O PlanMob visa apresentar estratégias e ações de 2018 até 2030 e está sendo estruturado conforme os conceitos dispostos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12).

Durante a audiência serão apresentados os estudos já realizados sobre o trânsito na cidade, como Diagnóstico do sistema viário existente e uso do carro; Diagnóstico dos aspectos de acessibilidade; Diagnóstico dos deslocamentos por bicicleta; Diagnóstico do transporte público coletivo urbano; Diagnóstico do transporte comercial e Prognóstico do cenário atual, do cenário de tendência e do cenário ideal. Durante a audiência também será feita a coleta de ideias da população.

O Plano de Mobilidade Urbana de Balneário Camboriú apresenta ações, projetos e políticas para priorizar o transporte não motorizado e o transporte público coletivo com a integração entre os modos e serviços de transporte urbano; e ainda propõe ações para integração das políticas regionais, de forma a assegurar melhores condições de mobilidade entre os municípios vizinhos.

Para a elaboração do PlanMob, foi necessária a análise das viagens realizadas pela população de Balneário Camboriú. Para isso foi feita Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino, onde foram entrevistados moradores de 1.350 residências, divididas entre todos os bairros do município. Após a tabulação de todos os dados obtidos, foi possível realizar o diagnóstico da situação atual da cidade. Veja alguns dados:

Transporte Coletivo:

De acordo com a Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino, foi constatado que 7% dos deslocamentos realizados em Balneário Camboriú são feitos por meio do transporte coletivo. O número está consideravelmente abaixo da média geral constatada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos. De acordo com a associação, municípios com população entre 100 mil e 250 mil pessoas, a média de deslocamentos por transporte público é de 25%.

Os principais destinos de quem usa transporte público em Balneário Camboriú são o Centro (32,07%) e Itajaí (11,03%). Dentre as propostas a serem discutidas na audiência pública estão a readequação de itinerários do sistema público de transporte coletivo; potencialização das faixas exclusivas; sistema de informação físico e digital; integração de sistema de transporte coletivo com sistema cicloviário; parâmetros de desempenho, conforto e qualidade; sistema de bilhetagem eletrônica; acessibilidade em todos os componentes do sistema de transporte coletivo; plano de pontos, paradas, estações e terminais; integração intermodal e integração regional e intermunicipal.

Pedestres e Ciclistas:

Comente com Facebook