Bandeira Azul: Praias do Estaleiro e Estaleirinho ganham novos equipamentos

Dentro de 15 dias, devem começar as obras de instalação e recuperação dos equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. As obras são necessárias para que as praias obtenham o certificado do programa Bandeira Azul. Na noite de terça-feira (18), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) apresentou, ao comitê gestor do programa e à comunidade em geral, o projeto que detalha as estruturas que serão construídas ou reformadas.

O projeto prevê obras e ações até 2020 para as praias agrestes de Balneário Camboriú (não só Estaleiro e Estaleirinho). No entanto, para este ano, o foco será nas duas praias, que já obtiveram aprovação do júri nacional do Bandeira Azul. Será feita reforma nas estruturas existentes, como passarelas e decks e cerca de proteção da restinga. Também serão construídos e reformados postos guarda-vidas e instalados banheiro e chuveiros (ou lava-pés). As praias ganharão ainda lixeiras e placas informativas e orientativas.

A intenção é de que as obras estejam concluídas em novembro. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, o custo será de cerca de R$ 250 mil. A prefeitura usará recursos da iniciativa privada, por meio do decreto 8828, de 2018, que dispõe sobre o recebimento de doações sem quaisquer ônus ou encargos ao Município. “Vamos buscar parceria com pessoas ou empresas que querem o bem da região”, comenta o secretário.

O projeto apresentado na terça-feira prevê ainda ações de educação ambiental. A SEMAM está elaborando um termo de referência para a contratação de uma equipe técnica para desenvolver uma campanha de educação ambiental.

“Também continuamos fazendo análises de qualidade da água, e os resultados estão sendo positivos”, complementa Gevaerd.

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Agora, falta o júri internacional do programa avaliar Estaleiro e Estaleirinho para que as duas praias possam hastear, até o fim do ano, a Bandeira Azul.

Comente com Facebook