No primeiro mês o programa ABRAÇO À VIDA atendeu quase 500 casos em Balneário Camboriú

Uma conversa pode salvar uma vida. A frase que estampa a campanha publicitária do ABRAÇO à Vida comprova a realidade de um mês do programa. Desde o lançamento, no dia 1º de setembro, e durante todo o mês de prevenção ao suícidio – Setembro Amarelo – foram atendidos 474 casos. Desse número, 394 atendimentos foram feitos atráves do telefone do ABRAÇO – (47) 99982-2322, ligações e WhattsApp. Foram feitas quatro visitas domiciliares e 76 atendimentos psicológicos.

“O grande número de atendimentos feitos até aqui revela a importância e a necessidade deste tipo de atendimento prestado pelo programa ABRAÇO, que oferece a quem passa por um momento difícil a chance de se abrir, contar suas dificuldades, e ouvir o aconselhamento de valorização à vida. Essa aproximação com as pessoas tem que ser feita sempre, as pessoas tem que ser valorizadas, ouvidas em suas dificuldades, tem que haver portas de entrada no sistema público para que o apoio chegue até elas. É nesse tipo de política pública que o programa ABRAÇO à Vida, e, também, o Abraço ao Idoso e ao Servidor tem cumprido seu papel social importante”, considerou o prefeito Fabrício Oliveira.

Alguns desses contatos são feitos de forma anônima, porém a maioria das pessoas que estão procurando o programa são homens e adolescentes. No último sábado (29), o programa ABRAÇO à Vida conseguiu evitar o suícidio de um jovem de 24 anos. “O suicídio é um caso de saúde pública. Esse número são dados que não podemos comemorar, porém é importante frisar que Balneário Camboriú saiu na frente em lançar esse programa que está ajudando muito essas pessoas que precisam de apoio”, comentou a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barrichello.

Para encerrar o Setembro Amarelo, no último domingo (30), igrejas evangélicas e católicas foram convidadas a participar do “Domingo Amarelo”, onde foram realizadas ações e falado sobre a valorização da vida durante as celebrações.

SOBRE ABRAÇO À VIDA

O ABRAÇO à Vida é um programa permanente, com objetivo de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. O programa adota estratégias de valorização à vida, onde todos os profissionais e entidades parceiros contribuem na superação e enfrentamento dessa condição. A campanha foi elaborada com auxílio de psicólogos, psiquiatras, Centro de Valorização à Vida (CVV) e também com auxílio dos personagens reais que relatavam suas histórias e preocupações. Os depoimentos dos personagens podem ser conferidos no Facebook da Prefeitura.

O ABRAÇO à Vida funciona 24h pelo telefone (47) 99982-2322, para ligações e whattsapp. No material de divulgação, um QR code direciona diretamente para o contato. O atendimento presencial é em dois polos – Espaço Família, na Rua Itália, 1059, Bairro das Nações, que atende das 7h às 19h e no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), situado na Rua Bom Retiro, 1251, Bairro dos Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Grupos de apoio focais, com profissionais especializados para reuniões semanais também estão disponíveis.

Os atendimentos são exclusivos para moradores de Balneário Camboriú. Pessoas de outras cidades que queiram atendimento podem entrar em contato com o CVV pelo 188 – número nacional.

GRUPO FOCAIS DE APOIO

Igrejas de Balneário Camboriú realizam Grupos Focais de Apoio, onde ocorrem rodas de conversas sigilosas, organizadas por voluntários dispostos a apoiar pessoas que necessitam de ajuda.

Confira onde estão localizados os grupos focais – os espaços são abertos à toda comunidade e gratuitos. Veja:

Casa da Família- Igreja Luz da Vida, terças-feiras, 14h às 17h, Rua Uganda, 312, Bairro das Nações.

Ministério Frutificar, quartas-feiras, 17h, Rua Concórdia, 146, Bairro dos Municípios.

Convivência Cristã, quintas-feiras, 14h, Avenida do Estado, 1231, Bairro Ariribá.

Igreja Embaixada do Reino de Deus, quintas-feiras, 16h, Rua 1950, 915, Centro.

Igreja Sara Nossa Terra, quintas-feiras, 17h, Rua Israel, 505, Bairro das Nações.

Igreja Bola de Nove, quintas-feiras, 20h, Avenida do Estado, 762, Ariribá.

Outras igrejas de diversas religiões também abrirão grupos de apoio.Os horários e datas estão sendo organizados.

Comente com Facebook