CENTRO DE EVENTOS DE BC- MAIS R$15 MILHÕES EM EQUIPAMENTOS – Leia na Coluna Turismo & Negócios

CENTRO DE EVENTOS DE BC – MAIS RS 15 MILHÕES EM EQUIPAMENTOS

Depois de três anos e quase quatro meses de construção, desde agosto de 2015, o Centro de Eventos de Balneário Camboriu, o maior do Sul do país, terá seus pavilhões prontos e entregues oficialmente neste dia 22 de dezembro. Os equipamentos internos, como elevadores e sistema de climatização, porém, ainda estão sendo licitados pelo governo do estado, ao custo de R$ 15 milhões, recursos federais. A previsão é a de que sejam instalados, entre março e abril.

Obra tripartite entre o governo federal, estadual e prefeitura de Balneário Camboriú, com longa história de projeto e planejamento desde os tempos da gestão de Leonel Pavan como prefeito e senador da República, a construção do Centro de Eventos já chegou a um custo total ao redor de R$ 134 milhões incluindo diversos aditivos contratuais. O projeto contempla três pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praças de alimentação e serviços, além de mais de mil vagas de estacionamento. No total, serão 33 mil, 534, 97 m² de área construída.

Outro desafio do governo do Estado, que é quem toca a obra, é, anda, agilizar licitação do processo de gestão do Centro de Eventos em andamento e que deve incluir uma audiência pública, em data ainda a ser marcada.  Um decreto assinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), em setembro último, antecipou parte deste processo para entregar a gestão do Centro de Eventos à iniciativa privada e prevê até 60 anos de concessão _ 30 no contrato inicial, prorrogáveis por mais 30. O decreto diz que a empresa que vencer a licitação ficará responsável pela exploração, implantação e gestão do espaço. A concessionária terá responsabilidade por obras de manutenção, reformas, e pela ampliação do estacionamento. Todas as benfeitorias serão incorporadas pelo Estado ao final do contrato.

schoje.com.br-centro-de-eventos-de-bc-mais-rs-15-milhoes-em-equipamentos-leia-na-coluna-turismo-negocios-centro-de-eventos-bc-interna-3-1024x768 CENTRO DE EVENTOS DE BC- MAIS R$15 MILHÕES EM EQUIPAMENTOS - Leia na Coluna Turismo & Negócios(Foto – Divulgação)

SETOR NAÚTICO: APOIO GOVERNAMENTAL

O governo estadual encaminhou à Assembléia Legislativa de Santa Catarina um projeto de lei elaborado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) que concede tratamento tributário diferenciado à indústria náutica catarinense.  As principais medidas previstas no PL são a redução da alíquota do ICMS para o setor, de 25% para 12%, e a restituição de benefícios previstos no Programa de Incentivo à Indústria Náutica (Pró-Náutica), instituído pelo governo em 2009 com o objetivo de fomentar a indústria de iates, lanchas, embarcações de recreio e de esportes, e de barcos.

TURISMO DE EXPERIENCIA: NOVA OPÇÃO

Os 10 municípios da Costa Verde & Mar, de Balneário Camboriú e região, estão lançando a modalidade do chamado “Tour de Experiência” visando oferecer alternativas e diversificar as opções regionais. A cada ano, o número de visitantes aumenta e a qualificação do mesmo, com isso, a oferta de serviços e adequação de atrativos. O Tour de Experiência propõe aos visitantes a vivência do cotidiano dos moradores, as tradições e a cultura das áreas visitadas. A proposta, desenvolvida pela parceria com do Sebrae SC e a Costa Verde & Mar inclui visita a cervejarias, acompanhamento de trabalhos em ateliês artesanais, de atividades gastronômicas, trabalhos em museus, café colonial, etc.

 

TEMPORADA DE CRUZEIROS 2018- 2019: AUMENTO

Depois de receber o maior navio de cruzeiro de sua história e o maior a circular pelo país também, o MSC Seaview, na semana passada, Balneário Camboriú se prepara para uma temporada de transatlânticos, que será ainda mais movimentada que a anterior, com 28 escalas de navios previstas até 26 de março de 2019.   A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur BC) já se reuniu setores da Administração Pública, o trade turístico (empresas e entidades ligadas ao turismo) e o Atracadouro Barra Sul com o objetivo de definir ações para melhor atender o turista até o final da alta temporada. A intenção da Prefeitura é dar ao visitante o suporte necessário para que ele possa conhecer o município e região.  ( Coluna Turismo & Negócios- Por Carlos Mello ) .

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