Coluna Turismo & Negócios: Entrega dos pavilhões do Centro de Eventos de BC é bom sinal ao mercado

CENTRO DE EVENTOS DE BC: HOMENAGENS E MERCADO

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz e o deputado estadual e ex-secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, Leonel Pavan (PSDB) foram alvos de homenagens e destaques durante o ato de entrega da obra física do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, o maior do Sul do país, neste domingo (23). Pavan, pelo lançamento, licitação e empenho no acompanhamento da obra desde os tempos de vice-governador, governador do Estado e secretário de Estado. Carlos Marum, pela “lealdade e cumprimento das promessas na liberação dos recursos federais’” e Lummertz pela dedicação e prioridade aos pleitos turísticos de Santa Catarina. Vinicius homenageado, inclusive, com o título de Cidadão Honorário de Balneáro Camboriú, iniciativa já aprovada por todos os vereadores e em data a ser marcada para o ano que vem.

MERCADO – Ainda que não concluído totalmente, a entrega dos pavilhões prontos do Centro de Eventos, é uma sinalização ao mercado do setor tanto nacional quando internacional de que existe a estrutura futura para a captação de eventos que geralmente são feitos com grande antecedência. Políticas e questões pessoais á parte, o fato é positivo para a cidade, estado e região.

O total de investimentos na obra do Centro de Eventos de Balneário Camboriú é de aproximadamente R$ 130 milhões, o que inclui também o valor para climatização, elevadores e divisórias, que devem ficar prontos até o final do primeiro semestre de 2019.  Os recursos são provenientes da União, Estado e prefeitura numa área total construída de 33 mil metros quadrados e que pode abrigar em capacidade total até 60 mil pessoas.

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Autoridades na entrega de ampla e moderna estrutura em acabamento final. Foto Carlos Mello

ENTRADA DE ARGENTINOS FACILITADA

Ficou mais fácil a entrada de argentinos no Brasil. Um cadastro preliminar promete agilizar a entrada dos turistas do país vizinho por meio de uma checagem eletrônica simplificada. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz disse em sua passagem pela região, que esteve reunido com a diretora executiva da Polícia Federal, Silvana Borges, para discutir os detalhes do sistema. Ainda em fase piloto, apenas os visitantes argentinos no posto de controle terrestre de Uruguaiana podem passar pelo procedimento. Após o teste, a facilidade pode ser expandida para outras portas e nacionalidades, incluindo o acesso pela fronteira catarinense com a Argentina.

Para Lummertz, a iniciativa da Polícia Federal é extremamente importante para movimentar o turismo. “Quando um turista tem de ficar por mais de 10 horas num engarrafamento para acessar um destino, ele tende a buscar outras opções. Precisamos desses visitantes para gerar empregos e movimentar a economia do país”, comentou. Os documentos exigidos para o pré-cadastro são os mesmos do acesso convencional e não há custo adicional para o visitante internacional fazer o registro preliminar.

O Brasil recebeu 2,67 milhões de turistas argentinos em 2017, o que representa 40% do volume total dos visitantes internacionais que estiveram no país. Mais da metade (1,38 milhões) dos turistas do país vizinho entrou via terrestre.

GRUPO HILTON NA REGIÃO DE ITAJAÍ E BC

O Grupo Hilton acaba de anunciar a abertura do Hilton Garden Inn Itajaí, na Praia Brava, o quarto empreendimento da marca no Brasil e o primeiro da rede na região Sul brasileira.
Recém-construído, o hotel conta com 153 quartos em uma torre com a frente toda de vidro. Entre as comodidades e serviços, wi-fi gratuito em todo o hotel, academia, sauna seca e a vapor e uma piscina ao ar livre. Adaptado para receber eventos corporativos e convenções, o Hilton Garden Inn Itajaí também oferece um heliporto e sete espaços funcionais para até 500 pessoas.

Já de opções gastronômicas, o empreendimento conta com um espaço aberto 24 horas que oferece alimentos saudáveis e frescos, além do restaurante do hotel, o Dom Rosso Grill, especializado em carnes grelhadas e aberto diariamente para o café da manhã, almoço e jantar. “Como o primeiro hotel Hilton Garden Inn na região, estamos ansiosos para apresentar nosso serviço personalizado e acomodações de qualidade em uma cidade de praia verdadeiramente relaxante como Itajaí”, comenta o gerente geral do hotel, Murilo Pereira.

(Turismo & Negócios – Por Carlos Mello). 

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