Deputado Maurício Eskudlark : “Região precisa de mais investimentos em infraestrutura e no turismo para o ano inteiro “.

O Portal SC Hoje-Notícias de Balneário Camboriú e região realizou uma série de entrevistas com deputados estaduais mais ligados diretamente a nossa região.               

A nossa reportagem fez cinco perguntas iguais relacionadas com a realidade política atual e as principais demandas regionais para os deputados Maurício Eskudlark (PR), Coronel Onir Mocellin (PSL), Ana Campagnolo (PSL) e Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT).

O objetivo geral é aproveitar o inicio desta nova legislatura diante de nova realidade política estadual e nacional para debater, analisar e acompanhar estas demandas junto com a comunidade regional.

Confira:

Deputado Maurício Eskudlark : “Região precisa de mais investimentos em infraestrutura e no turismo para o ano inteiro “

SC Hoje – As eleições de 2018 foram marcadas pela grande renovação tanto de nomes, como de práticas de campanha e até do comportamento dos eleitores levando a conclusão de que o cidadão não quer mais do mesmo, mas diferenciais na política daqui para a frente. Neste contexto, qual sua análise desta nova realidade política e qual o projeto básico de mandato parlamentar?

Deputado Maurício Eskudlark – Mais da metade da Assembleia Legislativa foi renovada, nomes tradicionais da política ficaram de fora, e nós fomo escolhidos para dar continuidade deste trabalho. Entendo que nossa reeleição mesmo que tenha tido dificuldades, com redução de números de votos se comparado ao ano de 2014, podemos verificar que nosso sistema de fazer política teve aceitação.

Buscamos estar perto das pessoas, presente nos municípios, ouvir as demandas regionais, fazer um mandato bem participativo. Eu entendo que tem que ter essa nova política de combate a corrupção, contra os desvios, de mais zelo com os recursos públicos, tudo isso e muito importante, mas a atenção as pessoas aos cidadãos e fundamental .

 

SC Hoje – A região do Vale do Itajaí e arredores é uma das mais importantes economicamente do estado, mas nem sempre recebe a atenção devida dos governos federal e estadual no que se refere a investimentos de reforço na infraestrutura. Qual a estratégia ideal para que a comunidade empresarial seja mais ouvida e atendida em seus pleitos regionais?

Deputado Maurício Eskudlark – Eu vejo que precisamos de investimentos principalmente na infraestrutura. Nós temos a questão do Porto de Itajaí que é de grande importância para o desenvolvimento econômico da região e do estado. A ligação de Itajaí a Navegantes, que precisa de uma ponte ou um túnel, algo que seja pensado para se ter qualquer problema de mobilidade resolvido para os próximos 20 ou 30 anos, não podemos fazer projetos arcaicos, temporários, que que só causam problemas para a população e despesas para os governos.

Balneário Camboriú tem um projeto interessantes, que é o de um porto de passageiros para receber grandes cruzeiros, o que alavancaria ainda mais a economia, temos o projeto da roda gigante, entre outros. Enfim a região como um todo precisa desses modais para o desenvolvimento, e com isso esses investimentos melhorar a questão da segurança, saúde, educação, tudo isso é importante e está interligado.

 

SC Hoje – A saúde, como não poderia deixar de ser, é um dos setores mais deficitários da região principalmente com relação aos hospitais municipais e filantrópicos que acumulam dívidas e excesso de atendimento. O parlamento catarinense já deu importante contribuição na última legislatura com relação a aumento do percentual orçamento orçamentário, mas os problemas persistem. O que mais acredita que pode ser feito?

Deputado Maurício Eskudlark – Quanto ao aumento dos recursos da saúde, a maioria dos municípios e estados gastam em saúde mais do que efetivamente a legislação determina, esse não é o problema.

Entendo que precisamos efetivamente achar soluções de prevenção, investir em exames e diagnosticar os problemas antes de que se tornem mais graves. Falamos em saúde e lembramos de atendimento médico e remédios, mas o investimento em saneamento básico é um dos pontos mais importantes para a questão da prevenção e automática melhoria na qualidade de vida do cidadão.

Temos feito um trabalho junto aos hospitais pela liberação de recursos, ampliação do valor da tabela SUS, e aumento do oferecimento de exames e tratamentos de alta complexidade.

 

SC Hoje – O turismo regional é forte fator de desenvolvimento da região do Vale, mas ainda há muitas deficiências.  Como o parlamento estadual pode contribuir para alavancar ainda mais o setor?

Deputado Maurício Eskudlark – Ao lado dos Portos, o Turismo é o principal fator de desenvolvimento da região, mas mesmo assim temos muitas deficiências, principalmente estruturais. O segredo é melhorar a segurança, os serviços prestados, e principalmente a infraestrutura, fazer a região um polo turístico em todas as épocas do ano e não só no verão.

Um exemplo clássico é o centro de Eventos de Balneário Camboriú, que nem foi terminado e já foi inaugurado, isso mostra desrespeito com o cidadão e o turista.

Temos uma região linda, um povo caloroso e acolhedor, os municípios vêm fazendo um bom trabalho, mas temos que incentivar ainda mais, buscar novas ideias para os meses de baixa temporada, assim como é feito em outras regiões turísticas do mundo.

 

SC Hoje – Na sua opinião, quais outras necessidades mais imediatas da região e estado que poderiam ser objeto de debates, audiências e \ou de projetos de lei na Assembleia Legislativa.

Deputado Maurício Eskudlark – Eu acredito que além de demandas básicas como saúde e segurança que sempre estão em pauta, precisamos pensar emergencialmente na infraestrutura, as rodovias são uma de nossas grandes necessidades, investir na melhoria da distribuição de energia elétrica, um setor que o cidadão só vê importância na hora de falta de energia em casa, mas que é primordial para o desenvolvimento econômico industrial. A implantação de ferrovias ligando o Oeste ao litoral trará benefícios para todos os catarinenses, e entendo ser de suma importância, vai gerar muito mais riqueza e competitividade, trazer investimentos, empresas, e isso automaticamente cria empregos e melhora a vida das pessoas.

 

Leia também as entrevistas de:

Ana Campagnolo (PSL).

Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT).

Onir Mocellin (PSL).

 

 

 

Comente com Facebook