Deputado Onir Mocellin: “Infraestrutura, Saúde e Turismo devem receber mais investimentos.

O Portal SC Hoje-Notícias de Balneário Camboriú e região realizou uma série de entrevistas com deputados estaduais mais ligados diretamente a nossa região.               

A nossa reportagem fez cinco perguntas iguais relacionadas com a realidade política atual e as principais demandas regionais para os deputados Maurício Eskudlark (PR), Coronel Onir Mocellin (PSL), Ana Campagnolo (PSL) e Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT).

O objetivo geral é aproveitar o inicio desta nova legislatura diante de nova realidade política estadual e nacional para debater, analisar e acompanhar estas demandas junto com a comunidade regional.

Confira:

Deputado Onir Mocellin: “Infraestrutura, Saúde e Turismo devem receber mais investimentos.

SC Hoje – As eleições de  2018 foram marcadas pela grande renovação tanto de nomes, como de práticas de campanha e até do comportamento dos eleitores levando a conclusão de que o cidadão não quer mais do mesmo, mas diferenciais na política daqui para a frente. Neste contexto, qual sua análise desta nova  realidade  política e qual o projeto básico de mandato parlamentar ?

Deputado Onir Mocellin – A chamada “onda”, tão propagada na última eleição, na verdade representou o desejo de mudança do eleitor, que cansou das velhas práticas e que não irá admitir mais desmandos da classe política. Empoderado pelas redes sociais, o eleitor não é mais o mesmo, amadureceu e quer participar do processo eleitoral pra valer. Por isso é nossa responsabilidade corresponder, pregando austeridade, transparência e, principalmente, trabalhando duro. Nosso mandato está alinhado a essas bandeiras. Por ser oficial dos bombeiros a questão da segurança, claro, passa a ter uma atenção especial, mas sem deixar de lado a saúde, a educação e a infraestrutura.  Temos a atuação no parlamento estadual, defendendo projetos importantes para o Estado, mas também percorremos nossa base parlamentar para ouvir os pleitos da sociedade.

SC Hoje – A região do Vale do Itajaí e arredores é uma das mais importantes econômicamente do estado , mas nem sempre recebe a atenção devida dos governos federal e estadual no que se refere a investimentos de reforço na infraestrutura. Qual a estratégia ideal para que a comunidade empresarial seja mais ouvida e atendida em seus pleitos regionais?

Deputado Onir Mocellin – A região, unida, precisa continuar pressionando por meio dos representantes políticos, deputados, prefeitos, entidades e sociedade civil organizada. Deve continuar colocando seu peso econômico e político nessa luta, como vem fazendo nos últimos anos. O próprio parlamento estadual, bem como a bancada catarinense, em Brasília, sempre abraçou essas agendas. Temos de continuar lutando. Não é porque essas obras são federais que o governador não deve estar em Brasília com frequência. Inclusive o Moisés esteve recentemente na capital federal cobrando investimentos na BR-470. Enfim, a região tem o meu compromisso firmado de que vamos continuar pressionando por mais investimentos em nossa infraestrutura.

SC Hoje – A saúde, como não poderia deixar de ser,  é um dos setores mais deficitários da região principalmente com relação aos hospitais municipais e filantrópicos que acumulam dívidas e excesso de atendimento. O parlamento catarinense já deu importante contribuição na última legislatura com relação a aumento do percentual  orçamento orçamentário , mas os problemas persistem. O que mais acredita que pode ser feito?

 Deputado Onir Mocellin – O governo está fazendo todos os esforços pelo enxugamento da máquina na busca por mais eficiência. Queremos reorganizar a rede hospitalar e, com muita transparência e responsabilidade, trabalhar para que nossa saúde melhore e receba mais investimentos. O governo está revendo todos os contratos, os procedimentos, órgãos de controle, etc, a fim de que cada centavo economizado se transforme em melhoria de serviço para a população. Sabemos dos desafios e que o cidadão não pode esperar quando o assunto é saúde.

SC Hoje – O turismo regional é forte fator de desenvolvimento da região do Vale, mas ainda há muitas deficiências.   Como o parlamento estadual pode contribuir para alavancar ainda mais o setor ?

Deputado Onir Mocellin  O turismo hoje representa 13% do PIB de SC e nosso estado tem potencial para muito mais. Indústria limpa, de alto valor agregado, o turismo precisa ser encarado como vetor de desenvolvimento.  É preciso investir em infraestrutura, melhorando nossa malha viária, bem como estimular a aviação regional. E turismo não é apenas sol e praia. O próprio centro de eventos de Balneário Camboriú irá fomentar muito o turismo de negócios na região. O papel do parlamento é ser porta-voz do setor turístico para que o governo entenda o turismo como um setor que pode, sem dúvidas, ser o grande diferencial na recuperação econômica.

SC Hoje – Na sua opinião, quais outras necessidades mais imediatas da região e estado que poderiam ser objeto de debates, audiências e \ou de projetos de lei na Assembléia Legislativa.

Deputado Onir Mocellin  – Temos uma série de demandas importantes envolvendo a infraestrutura, a Rodovia Antônio Heil, a BR 470, os portos, a travessia Itajaí-Navegantes e a ativação da nova ala do Hospital Marieta, por exemplo. O próprio deputado Ricardo Alba, que é de Blumenau, está lançando a Frente Parlamentar em Defesa do Vale. E, de nossa parte, estamos com frequência em Itajaí e região ouvindo todos os segmentos. Nos próximos dias devemos estar lançando também uma frente para debater a infraestrutura do Estado.

 

Leia também as entrevistas de:

Ana Campagnolo (PSL).

Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT).

Maurício Eskudlark (PR).

Comente com Facebook

Maria Varella
Maria Varella, tem 25 anos de atuação na área de comunicação atuando em projetos de jornais, revistas e portais online em diversas regiões do pais.É a fundadora e proprietária do SC Hoje e atua como Editora Executiva do Portal. Email: [email protected] | Fone/WhatsApp:47 3311.2817