Exposição de fotos de modelo mirim de Itajaí abre programação do Dia Estadual da Síndrome de Down

Inaugurada na tarde desta terça-feira (19), a exposição fotográfica “Síndrome de Down: infinitas possibilidades de ser feliz” traz imagens da pequena Fernanda Santos, de 6 anos de idade. A menina, portadora de trissomia do cromossomo 21, é a protagonista da exposição que abre uma série de atividades em alusão ao Dia Estadual da Síndrome de Down em Santa Catarina.

A mostra é composta por 18 fotografias de Fernanda, que desde cedo já fez diversos trabalhos como modelo. Emocionada, a mãe Perla Padilha conta que Fernanda sempre conviveu normalmente com outras crianças, tendo iniciado 2019 no 1º ano do ensino fundamental da Escola Guilhermina Buchele Muller, em Itajaí.

“A Fernanda é uma criança muito dócil, muito especial. Estou muito emocionada por termos sido convidadas para essa exposição, muito orgulho. Ela sempre frequentou escolas regulares, além da síndrome de down, ela também faz trabalhinhos de modelo para algumas lojas, e a assim gente prova que a inclusão é isso, você precisa dar oportunidade para eles”, destacou a mãe.

Presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) destacou a importância de eventos como esse. “Essa exposição de fotos mostrando pessoas felizes, mostrando alegria, demonstrando a inclusão social, enfim, é todo um trabalho de formiguinha que vem sendo feito ano após ano, martelando na consciência das pessoas para, cada vez mais, as pessoas em geral, no caso aqui a síndrome de down, serem cada vez mais bem quistas e aceitas no nosso meio. Essa é a razão da comissão e é a razão da exposição”, frisou o parlamentar.

A mostra fica aberta para visitação até a próxima terça-feira (26) no Espaço Didático Cultural, no primeiro andar anexo da Assembleia Legislativa.

Dia Estadual da Síndrome de Down
Autor do Projeto de Lei (PL) que institui o dia 21 de março como Dia Estadual da Síndrome de Down, o deputado José Milton Scheffer (PP) convidou todos os presentes a participarem da programação em alusão à data.

“É uma oportunidade de debate nesse dia, e em toda a semana de conscientização da sociedade, de troca de informações sobre síndrome de down. A Assembleia Legislativa, a partir da criação do Dia Estadual da Síndrome de Down, tem trazido ricos debates para essa Casa, que tem contribuído muito para melhorar a qualidade de vida das pessoas com down, bem como das suas famílias, através da informação e do conhecimento”, afirmou o parlamentar.

Na quinta-feira (21) será realizado, no Palácio Barriga Verde, o 7º Seminário Estadual e a 6ª Jornada de Atualização sobre Síndrome de Down. Com a temática “Ninguém Fica para Trás”, os eventos contarão com palestras educativas voltadas à saúde do sono e audição, além de orientações sobre a inserção no mercado de trabalho.

 

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Comente com Facebook

Maria Varella
Maria Varella, tem 25 anos de atuação na área de comunicação atuando em projetos de jornais, revistas e portais online em diversas regiões do pais.É a fundadora e proprietária do SC Hoje e atua como Editora Executiva do Portal. Email: [email protected] | Fone/WhatsApp:47 3311.2817