Colaboradores do convênio com APAE e Amor pra Down iniciam trabalho na Câmara

Desde a terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú tem dois novos colaboradores: Francini Machado, 29 anos, usuária da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e Rafael Pacher, 22 anos, usuário da Amor pra Down. A atuação de ambos no Legislativo é fruto do termo de cooperação firmado entre a Casa e as entidades no último dia 16.

Francini, que tem Síndrome de Turner e vai se formar no curso de nível médio em Magistério no final do ano, está trabalhando como estagiária no setor de Protocolo, fazendo atividades como a entrega de correspondências oficiais e documentos na Câmara. Ela participou de um programa de iniciação ao mercado de trabalho na APAE por dois anos, e tem o acompanhamento de uma psicóloga da instituição uma vez por semana.

“Estou achando maravilhoso, está muito bom trabalhar na Câmara, e espero alcançar todos os objetivos que vão me proporcionar aqui”, relata Francini.

Rafael, que tem Síndrome de Down e completou o Ensino Médio em 2017, foi contratado para uma vaga na Recepção do Legislativo, através da empresa terceirizada responsável pelos colaboradores que atuam nas áreas de recepção, limpeza e como motoristas na Câmara.

Rafael frequenta semanalmente um grupo de orientação profissional na Amor pra Down, que faz parte do trabalho da entidade na metodologia do Emprego Apoiado. O novo colaborador da Câmara também conta com a assistência do consultor de Emprego Apoiado Luiz Weis, da Amor pra Down, que acompanha desde a entrevista de emprego até os primeiros dias no local de trabalho, fazendo a mediação entre a empresa ou órgão público e o usuário da entidade.

“Estou gostando do meu trabalho, minha experiência tem sido ótima. Eu espero continuar evoluindo para aprender mais”, conta Rafael.

O projeto de inclusão vem sendo desenvolvido pela Câmara com a APAE e a Amor pra Down há três meses, e a direção da Casa e as entidades têm acompanhado este momento da integração ao local de trabalho. Os colegas diretos dos novos colaboradores estão sendo orientados, e todo o corpo funcional da Câmara participará de palestras sobre inclusão nas próximas semanas.

“Francini e Rafael vêm somar à equipe de trabalho da Câmara, que ganha com a diversidade de colaboradores. Não estamos fazendo uma ‘boa ação’, e sim uma ação de cidadania”, destaca o presidente do Legislativo, vereador Omar Tomalih (PSB).

Comente com Facebook

Maria Varella
Maria Varella, tem 25 anos de atuação na área de comunicação atuando em projetos de jornais, revistas e portais online em diversas regiões do pais.É a fundadora e proprietária do SC Hoje e atua como Editora Executiva do Portal. Email: [email protected] | Fone/WhatsApp:47 3311.2817