Balneário Camboriú: Alunos do Centro Educacional de Taquaras engajados no projeto “Sai fora Dengue”

Alunos do 1º ao 5º ano do Centro Educacional Municipal de Taquaras, região Sul de Balneário Camboriú, participam do Projeto “Sai fora Dengue”. No primeiro momento o projeto contou com a participação da Secretaria de Saúde, através de palestras e vídeos educativos, que serviram de base para que os alunos seguissem na segunda fase, quando eles passam a atuar como agentes multiplicadores junto à comunidade. O Projeto iniciou em maio e segue durante todo o ano.

Causas e consequências; assim como as diversas formas de prevenção e cuidados para acabar com locais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, foram apresentadas aos alunos. Numa linguagem simples, a agente de Saúde, enfermeira Adriana Lopes Goia, mostrou aos pequenos a necessidade de manter ambientes limpos e livres de águas paradas, locais perfeitos para a proliferação da larva do mosquito, principalmente nas áreas externas das casas. Ao final da palestra cada criança recebeu uma carteirinha de Agente Comunitário Mirim e, junto a ela, a missão de cuidar de sua região.

“Nossos alunos passaram a atuar como agentes multiplicadores, levando para suas casas e vizinhança a necessidade e a melhor maneira de prevenir novos focos do mosquito”, declara a gestora do Centro Educacional, a pedagoga Saly Mara Beatriz do Amaral.
A gestora conta que o Projeto surgiu da necessidade de combater a doença, que vem crescendo em todo o Estado. “Hoje temos no bairro da Taquaras, aproximadamente 100 agentes multiplicadores, trabalhando na comunidade para reduzir esse quadro”, finaliza a Gestora.

Comente com Facebook