Semana começa com frio, chuva e possibilidade de neve em Santa Catarina

O mês de julho começou com mudança no tempo nesta segunda-feira, 1, após um final de semana de bastante sol e calor. A chegada de uma frente fria no estado já trouxe chuva com trovoadas desde as primeiras horas da madrugada na porção Oeste, assim como na Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Sul.

A segunda-feira ainda será marcado por bastante nebulosidade, principalmente para as regiões do Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de trovoadas, podendo ser forte, no período da tarde/noite. Devido ao tempo fechado, as temperaturas permanecerão baixas ao longo do dia.

Nesta terça-feira, 2, as instabilidades permanecem atuando em todo estado, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Durante o período da tarde, a chuva ganha força, acompanhada de raios e rajadas de vento forte. A previsão é que os acumulados de precipitação serão mais elevados, nas áreas do Planalto Sul e Litoral Sul, devido à persistência da chuva.

Na quarta-feira, 3, ainda existe condição de pancadas de chuva na madrugada, podendo ser forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. A partir da manhã, a chuva perde força, porém o dia ainda deve ser marcado por bastante nebulosidade e há condições para chuva fraca nas primeiras horas do período. Destaca-se a queda brusca das temperaturas, a partir da tarde e, principalmente à noite, com ventos de quadrante sul.

A tendência para quinta-feira, 4, é de tempo firme, porém com temperaturas muito baixas e sensação de muito frio. Já para sexta-feira, 5, a nebulosidade aumenta, devido à atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, transportando umidade do mar para o continente, reforçando alguns momentos com previsão de garoa. Devido à presença de ar muito frio acumulado até os médios níveis da atmosfera, existe a possibilidade de uma chuva congelada e neve nas áreas altas das regiões oeste, planalto sul do estado. Ressalta-se que os ventos intensos nestes dias podem provocar a condição de mar agitado e uma possível ressaca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Comente com Facebook

Maria Varella
Maria Varella, tem 25 anos de atuação na área de comunicação atuando em projetos de jornais, revistas e portais online em diversas regiões do pais.É a fundadora e proprietária do SC Hoje e atua como Editora Executiva do Portal. Email: [email protected] | Fone/WhatsApp:47 3311.2817