CineAgreste realiza sessões de cinema gratuito na praia de Taquaras e Estaleirinho

O projeto CineAgreste realiza neste final de semana as duas últimas sessões de cinema desta edição. No sábado, 26, é a vez da Praia de Taquaras receber o projeto e no domingo, 27, a Praia do Estaleirinho é a contemplada.

O CineAgreste, projeto criado em 2016, é um cinema itinerante, ao ar livre que percorre as Praias Agrestes de Balneário Camboriú e o bairro da Barra, com uma mostra de filmes catarinenses. A proposta é criar um espaço gratuito de lazer para os moradores destas regiões, ocupando ambientes públicos e proporcionando o acesso às produções audiovisuais da região.

As duas sessões estão marcadas para as 20 horas. Em Taquaras o local escolhido foi o deck do restaurante Taquaras, localizado na Avenida Rodesindo Pavan, altura do nº 2596. O filme exibido será A Ilha de Ícaro, da diretora Helen Francine.

A produção conta a história de Ícaro, filho de Marciano Cavalheiro, o primeiro guarda-vidas de Balneário Camboriú e criador de cabras na Ilha das Cabras.

O documentário curta-metragem, com duração de 15 minutos, apresenta fragmentos de vozes. Fractais de tempo. Recria cenas baseadas nos relatos reais e registros de memórias de moradores que lembram episódios entre as décadas de 1950 e 1980.

Já na Praia do Estaleirinho, o filme exibido será Pesca Artesanal com auxílio dos Botos em Laguna, do diretor Lallo Bocchino.

O documentário retrata o cotidiano dos pescadores artesanais na cidade de Laguna e traz à tona o conhecimento dessas populações, transmitido geração após geração e que envolve tanto o saber-fazer referente ao universo da pesca, como os desafios diários que os pescadores enfrentam para continuar com suas práticas costumeiras.

A sessão será realizada ao lado do quiosque Pé na Areia, em frente ao posto salva vidas, localizado na Rua José Amaro da Cunha, s/n.

O CineAgreste é realizado pela Peixaria Cultural e tem o apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú por meio do Edital de Apoio a Eventos Culturais.

Em caso de chuva os eventos são remanejados para outra data.

Comente com Facebook