Deputada Paulinha: “A integração regional é cada vez mais importante para o Turismo, Economia e Saúde.

O Portal SC Hoje-Notícias de Balneário Camboriú e região realizou uma série de entrevistas com deputados estaduais mais ligados diretamente a nossa região.               

A nossa reportagem fez cinco perguntas iguais relacionadas com a realidade política atual e as principais demandas regionais para os deputados Maurício Eskudlark (PR), Coronel Onir Mocellin (PSL), Ana Campagnolo (PSL) e Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT).

O objetivo geral é aproveitar o inicio desta nova legislatura diante de nova realidade política estadual e nacional para debater, analisar e acompanhar estas demandas junto com a comunidade regional.

Confira:

Deputada Paulinha: “A integração regional é cada vez mais importante para o Turismo, Economia e Saúde.fotonoticia_fotonoticia_140319_Plenario_LG44-1-1024x683 Deputada Paulinha: “A integração regional é cada vez mais importante para o Turismo, Economia e Saúde.

SC Hoje – As eleições de 2018 foram marcadas pela grande renovação tanto de nomes, como de práticas de campanha e até do comportamento dos eleitores levando a conclusão de que o cidadão não quer mais do mesmo, mas diferenciais na política daqui para frente. Neste contexto, qual sua análise desta nova realidade política e qual o projeto básico de mandato parlamentar?

Deputada Paulinha – Na verdade, o cidadão quer o que ele sempre quis, e que é a real função de um político: alguém que trabalhe pelo bem das pessoas e do lugar onde elas moram, atendendo as demandas urgentes que existem na saúde, na educação, na segurança pública e em tantas outras pautas. As necessidades da população não mudaram e o papel importantíssimo da política e dos políticos, também não. Talvez essa eleição tenha escancarado isso para aquela parte da classe política que, na realidade, não praticava a boa política e estava apenas fechada nos gabinetes, sem ouvir a voz dos que mais precisam. Meu mandato será pautado no que sempre foi minha vida pública e na administração de Bombinhas, com diálogo com a sociedade e luta pelo melhor para as pessoas, que são o sentido de eu estar na Assembléia Legislativa.

SC Hoje – A região do Vale do Itajaí e arredores é uma das mais importantes economicamente do estado, mas nem sempre recebe a atenção devida dos governos federal e estadual no que se refere a investimentos de reforço na infraestrutura. Qual a estratégia ideal para que a comunidade empresarial seja mais ouvida e atendida em seus pleitos regionais?

Deputada Paulinha – A força política tem muito a ver com a representatividade política. Só é ouvido quem tem voz. E no que depender de mim, a classe empresarial, assim como toda a população do Vale, terá em mim uma parceira na construção de políticas públicas que desenvolvam nossa economia e na luta pelas nossas necessidades junto ao governo estadual e federal.

SC Hoje – A saúde, como não poderia deixar de ser, é um dos setores mais deficitários da região principalmente com relação aos hospitais municipais e filantrópicos que acumulam dívidas e excesso de atendimento. O parlamento catarinense já deu importante contribuição na última legislatura com relação a aumento do percentual orçamento orçamentário, mas os problemas persistem. O que mais acredita que pode ser feito?
Deputada Paulinha – A saúde é uma das pautas a qual mais me dedico e me dedicarei no mandato, porque só quem enfrenta uma longa fila por uma simples consulta ou exame sabe o sofrimento que isso representa na vida das pessoas. Tão ou mais importante do que aumentar o volume de recursos é a gestão desse dinheiro e de toda a estrutura demandada pela saúde. Precisamos desburocratizar a saúde, tornar a saúde pública mais ágil e com mais qualidade no atendimento e acolhimento de quem mais precisa. Existem muitas coisas que precisam ser corrigidas e melhor alinhadas entre os governos estadual e federa junto aos municípios, e já estamos trabalhando no sentido de apresentar propostas construtivas e viáveis para essa área tão sensível não só em nosso Estado, mas em todo o país.

SC Hoje – O turismo regional é forte fator de desenvolvimento da região do Vale, mas ainda há muitas deficiências. Como o parlamento estadual pode contribuir para alavancar ainda mais o setor?

Deputada Paulinha – A integração regional é cada vez mais importante. Temos dezenas, centenas de praias, parques, monumentos e outros atrativos turísticos ao longo de uma faixa territorial pequena em comparação com outros estados. Precisamos explorar isso de forma inteligente, coesa e bem administrada para gerar empregos e movimentar a economia de forma sustentável e permanente. E assim como na saúde, também no turismo é necessário desburocratizar o setor e trabalhar propostas de políticas públicas de incentivo e valorização – sempre de forma ambientalmente sustentável.

SC Hoje – Em sua opinião, quais outras necessidades mais imediatas da região e estado que poderiam ser objeto de debates, audiências e/ou de projetos de lei na Assembléia Legislativa.
Deputada Paulinha – Há inúmeras pautas, mas certamente um dos assuntos que também estará entre minhas prioridades na Assembléia será a pesca, uma área de extrema importância para o Vale. Somos o maior pólo pesqueiro do Sul do país, temos uma comunidade de pesca artesanal fortíssima e o Complexo Portuário do Itajaí-Açu é um dos motores da economia estadual. Então o setor pesqueiro precisa ser olhado com mais carinho, tanto o artesanal quanto o industrial, em termos de proteção, incentivo, desenvolvimento econômico, infraestrutura, logística e regulações e regulamentações legais.

Leia também as entrevistas de:

Ana Campagnolo (PSL).

Maurício Eskudlark (PR).

Onir Mocellin (PSL).

Comente com Facebook