Emasa alerta a população de Balneário Camboriú para economia de água durante a estiagem

A Emasa segue com as orientações referentes a economia de água, pois o Rio Camboriú continua em estado de alerta devido a estiagem. A Autarquia orienta a população a usar somente a água para fins prioritários e de consumo humano. Nesta sexta-feira (11), na régua da captação da Emasa, o nível se encontra em 0.95cm.

“Estamos nos programando há meses para que não falte água na cidade. Devido a falta de chuvas na região, é de extrema importância a colaboração da população até que a chuva caia e o nível do Rio se normalize”, disse o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

A Emasa realizou diversas ações de melhorias para o abastecimento de água em Balneário Camboriú e Camboriú.  Foram feitas obras de interligações para melhorar a pressão dos bairros, colocado em operação a nova Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT), quatro novos filtros e um reservatório de 3,4 milhões de litros na Estação de Tratamento de Água (ETA). Também foram feitas fiscalizações para evitar desperdício de água, remoção de barreiras irregulares no Rio Camboriú e a interrupção dos chuveirinhos de praia.

“Todas essas ações contribuíram consideravelmente no resultado, principalmente nas festas de fim de ano, quando a cidade recebeu milhares de pessoas para passar o Réveillon e não houve falta de água”, disse o diretor.

Confira algumas dicas para economizar água:

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

Comente com Facebook