Secretaria de Saúde de Camboriú convoca moradores para vacinação contra febre amarela

Meta é imunizar todos os moradores entre 9 meses e 59 anos

A Secretaria de Saúde de Camboriú inicia nesta segunda-feira, dia 3, a campanha de vacinação contra a febre amarela. As vacinas serão ofertadas em todas as Unidades de Saúde do município, para moradores entre 9 meses e 59 anos. A meta do Município é imunizar 100% da população, o que corresponde a quase 60 mil habitantes.

A campanha de vacinação vai até fevereiro, mas a diretora de Vigilância em Saúde do município, Josiane Farias, alerta para os riscos de contaminação. “Nessa época do ano, nossa região recebe um grande número de turistas. A orientação é que todos se imunizem o quanto antes para prevenir e evitar o contágio”, declara.

A febre amarela é transmitida por duas espécies de mosquito: Haemagogus, na área rural, e Aedes aegypti, no perímetro urbano. “Estamos intensificando a campanha porque nosso objetivo é blindar nossos moradores contra essa doença”, comenta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. Os sintomas da doença incluem febre, dores musculares e de cabeça, náuseas, vômitos e fadiga.

Quem já tomou a vacina pelo menos uma vez, e tiver comprovado na carteira de vacinação, está imunizado. Durante a campanha, funcionários da Secretaria de Saúde vão passar nas escolas municipais e em repartições públicas, como Prefeitura e algumas secretarias, para aplicar a vacina.

Comente com Facebook